Como eu havia dito, essa semana (dia 24) começaram nossas aulas. A estrutura daqui não tem nem comparação com o Brasil (pelo menos as universidades que eu conheço, claro que alguma outra universidade brasileira pode ser assim também). Vou listar aqui algumas coisas que me surpreenderam:
- Todas as salas têm computadores embutidos na mesa do professor
- Todas as salas têm projetores prontos para serem usados (algumas delas têm 2 projetores, e mostram a tela duplicada, pra ficar fácil de ver de qualquer canto da sala)
- A maioria das salas possuem várias lousas "corrediças" (que o professor pode colocar pra cima e pra baixo, deixando na frente do telão do projetor ou não, etc)
- Todas as cadeiras são muito confortáveis
- A maioria das salas têm um "painel de controle" na parede perto do professor, para controlar, entre outras coisas, as cortinas da sala!
- Alguns prédios possuem mais de 10 andares de salas de aula (Muirhead Tower)
- Alguns prédios possuem telas de LCD espalhadas pelos corredores indicando a aula e o professor que está em cada sala!
- Os professores são muito bons, disponibilizam todo o material antes da aula, e alguns filmam as aulas e disponibilizam o vídeo para os alunos! Combine isso com o fato de não ter chamada! Mas as aulas são tão boas que não tenho vontade de faltar em nenhuma - exceto quando for viajar =D
- Alguns professores distribuem controles para os alunos escolherem opções ou alternativas. Esses controles podem ser utilizados em votações ou testes. Por exemplo, ele coloca uma pergunta com 4 alternativas no telão, cada aluno escolhe a sua resposta, e aparece instantaneamente na tela o resultado (porcentagem de alunos que votou em cada opção).
É muita tecnologia! |
Como ainda não tínhamos decidido quais módulos íamos pegar, nós assistimos algumas aulas para ver se interessavam, e tentamos ao máximo deixar segunda e sexta livres no primeiro semestre. Ontem (sábado) recebemos a confirmação de que conseguimos vaga na turma de alemão, fechando finalmente os 120 créditos que precisávamos. Se alguém quiser saber quais matérias vou fazer, são essas:
Term 1 (primeiro semestre) - 24/10 a 7/12
- Introduction to Artificial Intelligence: técnicas de inteligência artificial para programação.
- Introduction to Natural Computation: técnicas para computação baseadas na natureza (que incluem vários tópicos como Evolutionary Computation, Neural Computation, Social Computation, Molecular Computation e Quantum Computation).
- Neural Computation: técnicas para computação baseadas no cérebro, como Redes Neurais!
- Math Techs for Computer Science: técnicas matemáticas para a computação; a maioria eu já vi no Brasil (em matérias como Geometria Analítica e Matemática Computacional), mas vai ser uma boa revisão pra fazer Graphics no segundo semestre.
- Logic Programming: boa parte da ementa eu também já vi no Brasil, mas aqui vai ter um aprofundamento maior em Prolog, que vai ajudar bastante em Natural Language Processing no segundo semestre.
- Ab Initio German: eu sei que 1 ano é muito pouco pra estudar alemão, mas vamos ver no que dá =D
Term 2 (segundo semestre) - 7/1 a 22/3
- Graphics 2: computação gráfica, parece ser muito legal e é a matéria que tenho mais chances de conseguir equivalência no Brasil.
- Computational Vision: como fazer um computador ver e entender uma imagem ("inferência automática de propriedades do mundo real através de imagens").
- Natural Language Processing 1: como fazer um computador ler e entender um texto
- Secure Programming: como fazer programas seguros contra ataques como command injection, SQL injection, DoS attacks, buffer overflow, etc.
- Computer Systems & Architecture: o único módulo "inútil", pois eu já fiz a mesma coisa no Brasil, mas era a melhor opção disponível (pra escolher outra coisa eu teria que desistir de um dos outros módulos que eu gostei muito).
- Ab Initio German: continuação do alemão.
Como todos vocês astutamente notaram, as aulas propriamente ditas acabam em março. Depois disso temos mais um período de férias (são 3 no total), e entre 22/4 e 14/6 teremos as provas. Sim, todas as provas, inclusive as do primeiro semestre (cujas matérias ficaremos quase 5 meses sem ver antes de fazer as provas). Tenso!
Além disso, outra curiosidade é o número de créditos daqui. Apesar de serem 120 créditos no ano, ficamos com apenas 13 horas de aula por semana, o que é absurdamente pouco perto das 30 horas/semana da UFSCar! Isso é ainda mais interessante se notarmos que isso não torna a faculdade em "várzea" - o curso de Ciência da Computação daqui está no top 10 do país, e a Universidade em geral no top 15.
Gordisses
Eu nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou sentindo falta do RU da UFSCar! Sério, a comida daqui não é boa. Claro que se eu quiser comer só Subway, Pizza Hut, McDonalds e Burger King vai ser gostoso e muito barato, mas comer comida de verdade aqui é tenso!
Até agora não achei um lugar que venda comida pronta (vulgo restaurante) com arroz. O único jeito de comer arroz parece ser cozinhando em casa, o que é complicado durante a semana. Quanto ao feijão, aqui só tem um feijão enlatado com molho de tomate agridoce, que o pessoal daqui costuma comer com pão no café da manhã!!
Primeira comida decente |
Por outro lado, é muito fácil engordar aqui. Além dos lugares que eu já citei, os doces também são muito baratos. Com apenas 1 libra dá pra comprar: 2x Kinder Ovo, 6 barras de chocolate de Kinder Ovo, 4 barras gigantes de Twix, 6x Ferrero Rocher ou vários Kit Kat. O sorvete também é incrivelmente barato: com 2 libras dá pra comprar 6-8 Cornettos, 6-8 Magums ou um pote de 2L (de uma marca boa como Kibon - que aqui chama Wall's, clique aqui para ver todos os nomes da Kibon). Como se chocolate e sorvete não bastassem, eu viciei no Twix de sorvete, que também é muito barato e muito bom! Se não derretesse eu levaria uma mala só com esse chocolate =D
Barrados no Baile
Sexta-feira (28) à noite nós decidimos ir a um pub. Depois de muita enrolação para decidir, acabamos andando até o The Junction, que fica a uns 20 minutos de casa. Chegando lá, o segurança não deixou algumas pessoas entrarem porque estavam sem o passaporte (apesar de estarem com vários documentos, inclusive um da polícia britânica que tiramos essa semana, e os policiais disseram que não precisaríamos andar com o passaporte se estivéssemos com esse documento). Então voltamos pra casa e decidimos ir a uma festa num clube chamado Gatecrashers. Pegamos taxi (dois carros de 7 lugares cada) até o local e, chegando lá, mais uma decepção: o segurança barrou 4 pessoas por causa do tênis! Ele não deixou ninguém com tênis esportivo entrar!
Depois de se conformar que não conseguiríamos entrar mesmo, andamos mais um pouco até encontrar uma balada super top: entrada grátis, quase vazia, ninguém na pista de dança, e que fechou cerca de 30 minutos depois de chegarmos. Voltamos pra casa, pedimos pizza às 2 da manhã e ficamos conversando até tarde (ou cedo, depende do ponto de vista) na House 18 - o que tem se mostrado ser a opção mais divertida nas noites inglesas, diga-se de passagem.
Falando em baladas, eu esqueci de comentar uma coisa legal aqui sobre uma festa da semana passada que eu não fui. Muitas pessoas já devem conhecer, mas lá tinha uma parte da festa que era silenciosa: tem o DJ, a pista de dança com luzes e etc, mas pra ouvir a música é preciso pegar (e pagar por) um fone de ouvido! Deve ser bem divertido, e principalmente engraçado, tirar o fone de ouvido e ouvir só as pessoas bêbadas cantando! xD
Você que se service
Uma coisa que me chamou bastante a atenção nessas primeiras semanas foi a quantidade de coisas self-service aqui. Sabe aquelas maquininhas de colocar moeda e comprar refrigerante? Aqui tem aquela maquininha pra tudo: bebidas (refrigerante, água, suco, chá, café, capuccino, etc), comidas (salgadinhos, lanches prontos, doces, etc), entretenimento (livros, revistas, CDs, etc), e até chips de celulares prontos pra usar!
Mas isso é só o começo. Normalmente as operadoras de celulares vendem o chip junto com um cartão que você pode utilizar em maquininhas espalhadas pelos lugares pra fazer recargas. O telefone fixo (pré-pago), aqui da moradia, possui um código pra fazer recargas online. As estações possuem terminais de auto-atendimento para comprar os tickets dos trens. Nos horários menos movimentados, não tem ninguém nas entradas e saídas das estações pra verificar se você tem mesmo o ticket - se eu quisesse poderia pegar o trem de graça (e torcer pra não encontrar um fiscal dentro do trem).
E ainda fica mais interessante: alguns mercados possuem caixas de auto-atendimento - você passa os produtos no leitor, passa o cartão na maquininha, coloca a senha e vai embora! Outros possuem loja online, onde você faz toda a sua compra pelo site e eles entregam na sua casa. Essa semana compramos uma impressora numa loja famosa chamada Argos. Essa loja tem de tudo (www.argos.co.uk), e é preciso fazer a reserva pelo site e buscar no dia seguinte (eles buscam no estoque e levam até a loja de sua preferência). Chegando lá, é só pagar e retirar os produtos.
Pra finalizar, a lavanderia daqui também é self-service. Você recebe um cartão, coloca créditos nele pela internet, leva as roupas até a máquina, passa o cartão (é cobrada uma taxa de £2.20) e vai embora. Dá pra ver pelo site (em 3D) quais máquinas estão livres e quanto tempo falta pra acabar cada lavagem. Também dá pra configurar pra receber um e-mail ou SMS quando sua lavagem termina. Depois você volta lá e, se quiser, passa as roupas pra secadora (mais £1.00), e repete o processo.
Com tanta facilidade e tanta tecnologia, eu paro e me pergunto: porque não tem self-service de comida, como no Brasil? O máximo que encontrei até agora foi lanchonetes no estilo Subway (você escolhe os ingredientes, mas não é você que monta) e self-service de refrigerante (Subway), salada e sorvete (Pizza Hut), mas nada de restaurantes por peso. Claro que estou aqui faz só 2 semanas, ainda tem muitos lugares pra ir e é possível que eu encontre, mas já é tempo suficiente pra estranhar não ter encontrado ainda!
Birmingham no Windows
Fiquei sabendo ontem (através de outros brasileiros daqui) que uma das fotos famosas de background do Windows foi tirada aqui em Birmingham! O lugar é o Bullring Shopping Centre, e eu já tinha colocado aqui algumas fotos. Veja abaixo uma delas, ao lado do famoso background do Windows:
Bullring Shopping Centre |
Fundo de tela do Windows |
Madrid
Pra fechar o post com chave de ouro, vou só deixar registrado aqui que comprei ontem (sábado, 29) minhas passagens para a minha primeira viagem pela Europa! Vou pra Madrid no dia 17 (quarta) e volto no dia 23 (terça). Nesse período de 6 dias vou perder apenas as aulas de quinta (3 matérias) - o que não será nenhum problema, pois as aulas mais importantes poderemos ver pela internet depois. A passagem ficou apenas 50 libras (ida e volta), mas acabei fazendo uma burrada e comprando pra Barcelona sem querer! Por causa de um clique errado, tive que pagar mais 60 libras pra trocar as passagens ;x
Ainda temos que procurar o melhor lugar pra ficar e ver exatamente quem vai, mas o mais importante já foi feito (as passagens estavam subindo quase 10 euros por dia!). O Daniel comprou a passagem dele também, e mais algumas pessoas daqui estão pensando em ir, além, é claro, da minha querida Nany, que estou morrendo de saudades e me ajudou a pesquisar preços e escolher o melhor destino =)
Que essa seja a primeira de muitas =D
Adorei tudo!
ResponderExcluirSó tenho que ficar de olho em você com as quantidades de sorvetes, das comidas self-service, etc...Eu acho que se pesquisar mais vai achar coisas mais saudáveis para comer hein!
Estou muito feliz com a nossa viagem!
To com saudades,
Amei sua escrita, suas histórias e tudo mais!
Te amo
Tanta coisa pra comentar xD. Bem, vamos por partes.
ResponderExcluirMuito legal as matérias que você puxou. São coisas que você dificilmente veria (com qualidade) lá na UFSCar.
Essas salas de aula instrumentalizadas parecem ser bem surreais! Depois, se não se importar, vou te mandar umas perguntas sobre essas aulas gravadas ai xD. Meu mestrado é sobre isso!
Parece que esse lance de restaurantes por quilo são mais comuns no Brasil mesmo. Já vi pessoal reclamando em outros paises que isso não existe ou é muito caro fora.
Bizarro esse lance de ser barado por causa do tênis. Bizarro mesmo xD.
Pode mandar as perguntas que eu respondo sim!!
ExcluirValeu pelos comentários xD