Bom dia!
Depois de muito tempo, estou aqui de volta pra contar sobre os últimos 10 dias! Não consegui escrever antes por diversos motivos, entre eles as toneladas de coisas pra entregar que acumularam enquanto eu estive em Portugal. Acabei acumulando 3 assuntos, e por isso vou dividir em dois posts. Hoje vou falar sobre Portugal, e nos próximos dias escrevo sobre os outros dois. Antes tarde do que nunca :)
A viagem
Ryanair :) |
Saí de Birmingham na quinta, dia 8, e depois de 2 trens e um metrô cheguei no Stansted Airport. Apesar de estar sozinho, dessa vez eu estava mais tranquilo do que na viagem para Madrid, pois eu já conhecia o aeroporto e tudo mais. Entrei no avião (minha mala passou com 10.1 kg - o limite é 10.0) e fui lendo Hunger Games durante a viagem (livro muito bom recomendado pelo Daniel). Terminei a última página durante o pouso.
Chegando em Porto, tive uma pequena dificuldade para comprar o ticket do metrô, pois nenhum dos meus 3 cartões funcionaram na máquina self-service e eu só tinha uma nota de 20 euros (o troco máximo era 10). Tive que voltar alguns corredores e escadas rolantes até o aeroporto para comprar. Essa demora fez eu perder o primeiro metrô e consequentemente o último trem para Coimbra. Eu já esperava por isso, e já tinha um plano B: esperar umas 3 horas e pegar um ônibus. Saí da estação do trem (estava uma neblina inexplicável que me lembrou muito Silent Hill) e segui o meu mapinha até a estação de ônibus (que na verdade é uma salinha de espera dentro de um beco que eu nunca encontraria sem perguntar pra alguém na rua!). Antes de entrar no ônibus, comi um lanche num lugar perto da estação, e o que parecia ser muito simples (pão, hamburguer e queijo) foi MUITO bom - a última vez que eu tinha comido uma carne tão gostosa foi no Brasil! Saindo de Porto, o ônibus passou por uma ponte onde não era possível ver nada em volta por causa da neblina, o que reforçou ainda mais a ideia de que Porto é, na verdade, Silent Hill.
Apesar do vôo ter durado apenas 2 horas, foram necessárias 16 horas de viagem, sendo um avião, um taxi, um ônibus, 2 metrôs, 3 trens e uns 30 minutos de caminhada. Mas enfim cheguei :)
Coimbra
Universidade de Coimbra |
Sexta (9) foi dia de ficar em Coimbra mesmo. Chegaram alguns parentes da Liri, uma amiga da Nany, que foram passar umas semanas em Portugal. Almoçamos um arroz com strogonoff de carne muito bom feito pela Nany, e à tarde ela me levou pra conhecer a Universidade de Coimbra. O lugar é muito bonito e as construções bem antigas. Alguns lugares da University of Birmingham são parecidos, mas aqui parece que foi construído recentemente com uma arquitetura antiga, enquanto que lá é tudo antigo mesmo! Conheci a Faculdade de Letras, que é um prédio gigante com vários andares (pra cima e pra baixo) muito interessante e diferente das outras universidades que eu já conheci.
Saímos de lá e descemos uma ladeira de 89º, passando por várias ruas interessantemente estreitas, bem parecidas com os becos de Toledo. Chegamos no rio Mondego, que corta a cidade, e fizemos uma boa caminhada pelas margens dele.
Rio Mondego |
Túmulos bizarros |
Após atravessar uma ponte e tentar continuar na margem, já escurecendo, acabamos num lugar sem saída, que parecia ser uma praça de eventos, mas os portões estavam fechados e não tínhamos como sair. A maior surpresa, porém, foi quando encontramos um lugar de onde estava saindo água do chão e, ao me aproximar, percebi que eram túmulos! Bizarro... Tivemos que voltar e dar a volta pelo lado de fora das grades.
Continuamos caminhando até o Shopping Forum, onde passeamos um pouco e comemos bolinho de bacalhau. Na volta, experimentei o pastelzinho de Belém e um sorvete muito bom! Como se não bastasse, mais tarde comemos uma janta muito boa feita pela sogra da Liri, um arroz com frango delicioso!
Serra da Estrela
Subindo a serra |
Acordamos cedo no sábado (10) e pegamos um taxi até a estação de trem, onde alugamos um carro que eu tinha reservado por 3 dias. O aluguel foi muito barato (7 euros por dia, www.interrent.com) e o carro era muito bom (um Fiat Punto). Dividimos a viagem do primeiro dia por 5 (três amigas da Nany foram com a gente), e assim o preço ficou muito bom. Tínhamos a opção de pegar um GPS por mais 6 euros/dia, mas fizemos a burrada de não pegar - achei que uma tonelada de mapas seria suficiente.
Eu e a Nany na serra :) |
Na ida, até que foi. Saímos de Coimbra para o leste de Portugal, numa serra muito conhecida por lá. Nos perdemos só uma vez, e foram só alguns quilômetros a mais do que o planejado até chegar em Seia, uma das quatro cidades turísticas da serra. Almoçamos num restaurante muito bom e relativamente barato, e voltamos pra estrada até chegar no ponto mais alto, a 2000m de altitude, onde ventava tanto que era difícil ficar de pé: a Torre.
A Torre: o ponto mais alto da serra, e o segundo mais alto de Portugal |
Meu "boneco" de neve |
Entramos nas lojinhas e ficamos um bom tempo experimentando os queijos e presuntos que os vendedores davam pra gente. Comprei um "queijo de ovelha", um queijo cremoso muito bom também conhecido como "queijo da serra". Quando saímos, o vento estava ainda mais forte, e de repente tivemos uma ótima surpresa: começaram a aparecer floquinhos de neve nas nossas roupas! Eu nunca tinha visto neve antes, então foi muito emocionante. O vento+neve quase cortaram meu rosto no meio, mas conseguimos nos divertir na neve e, apesar de quase não ter neve no chão, até fazer um pequeno bonequinho - nem parecia um bonequinho, mas eu não pude continuar pois tive que correr pro carro e deixar minhas mãos no aquecedor por uns 10 minutos.
Como já estava escurecendo, nevando e com uma neblina intensa, começamos a descer a serra (obviamente, não tinha mais como subir) a 10km/h. Passamos por dentro de Covilhã, mais uma das quatro cidades principais da serra, mas não paramos. Em algum momento, pegamos um caminho errado e acabamos saindo da serra pelo lado oposto de onde entramos, e por isso tivemos que dar uma volta imensa pra voltar pra Coimbra. Essa volta imensa, junto com a péssima sinalização das estradas de Portugal e o nosso erro de não alugar o GPS, fez com que andássemos 150km a mais do que o planejado!
Porto
No domingo (11) fomos para o norte, de volta a Silent Hill (ou, como a cidade é mais conhecida, Porto). Seguimos o carro alugado pelos parentes da Liri, que passaram por Porto também, e almoçamos juntos. Depois eles seguiram viagem pro norte, e nós ficamos. Fizemos o check-in no hostel, que parecia uma casa reformada para poderem alugar os quartos, deixamos o carro e fomos conhecer Porto andando.
Ponte D. Luis I |
Na volta para o hostel, paramos para jantar numa lanchonete boa e barata. Eu quis experimentar a Francesinha, um lanche típico de lá - não é tão bom, mas eu não posso sair de um lugar sem experimentar as comidas regionais xD
Aveiro
Veneza Portuguesa |
Praia :) |
A volta
Chegamos em Coimbra e devolvemos o carro com 30 minutos de atraso, graças à péssima sinalização e à falta de um GPS novamente. Peguei um trem às 23:31 pra Porto - que na verdade atrasou cerca de 5 minutos, e graças a isso perdi novamente o metrô da estação de trem em Porto até o aeroporto. O problema é que dessa vez eu não tinha um plano B, pois aquele era o último metrô do dia, não tinha mais ônibus e eu não poderia esperar até o outro dia (meu vôo era às 6:30 do dia seguinte). Tive que gastar relutantemente 20 euros em um taxi. Foi realmente difícil aceitar que eu não tinha outra opção, pensei até em ir andando! Mas pelo menos o taxista era muito legal e divertido, conversamos o caminho inteiro :)
Cheguei no aeroporto e consegui dormir no banco por umas 2 horas, até acordar morrendo de frio. Levantei pra andar um pouco enquanto esperava dar o horário, passei pela segurança, entrei no avião e dormi a viagem inteira. Cheguei no Stansted Airport, esperei mais algumas horas, peguei mais 3 trens e um metrô, e finalmente cheguei em casa umas 13h de terça :)
Apesar de não ter conhecido tudo que eu queria (Guarda, Manteigas, Covilhã, Braga, Fafe - e claro, Lisboa, mas essa eu deixei pra próxima oportunidade mesmo, pois é longe da região de Coimbra) por falta de tempo, a viagem foi inesquecível!
Bom, vou parar por aqui! O próximo post será sobre uma feira alemã que teve aqui e uma viagem de última hora para Cambridge! Enquanto estava em Portugal, eu recebi um e-mail dizendo que eu ganhei essa viagem em um sorteio! Mas depois eu escrevo os detalhes. Até a próxima =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário